sábado, 2 de março de 2013

Aula: Amor ao próximo


Turma: Ciclo 3A (11 anos)

Objetivo: Despertar nas crianças o sentimento de amor e respeito ao próximo por meio da observação/vivência da realidade de pessoas que são amadas por todos, mas ao mesmo tempo, são vítimas do preconceito social – os heróis. Ensinamento de Jesus.

1º Momento: Prece inicial e passe coletivo

2º Momento: Sem dizer qual o tema da aula, perguntar às crianças se elas sabem o que é um herói, o que os heróis fazem e porque gostamos tanto deles. Deixar as crianças falarem livremente, expondo seus pensamentos e ideias sobre os heróis.

Após a discussão dar exemplos de heróis imaginários como:
- Batman: ser humano comum, sem poderes especiais, que luta pela justiça. Por causa de sua luta e para esconder seu segredo, Bruce Wayne leva a fama de homem fútil injustamente, o que impede de se unir àqueles que ama. Também sempre fica muito ferido depois das batalhas.
- Homem-aranha: um estudante pobre que utiliza seus poderes para proteger a cidade. Peter Parker acaba afastando as pessoas que ama para poder esconder seu segredo.
- X-men: mutantes que não são aceitos pela sociedade, mas que mesmo sofrendo preconceitos, lutam para proteger a humanidade.


Após os exemplos criados pelo imaginário do homem, falar sobre homens que foram verdadeiros heróis:

- Mahatma Gandhi: líder indiano que defendeu a independência de seu país, a índia, por meio da não violência. Foi preso diversas vezes por se recusar a obedecer a leis injustas e incentivar o povo não aceitar tais situações.
- Irena Sendler: O anjo do gueto de Varsóvia. Durante a II Guerra Mundial ajudou a salvar mais de 2.500 crianças. Foi torturada pela polícia da Alemanha mas não entregou onde estavam as crianças salvas.
- São Francisco de Assis: Francisco era um jovem rico e que gostava de aproveitar a vida. Ao partir para uma guerra, foi preso e passou vários meses detido. Após retornar e ser acometido por uma grave doença, decidiu dedicar sua vida a cuidar dos necessitados. Seu pai o deserdou e ele entrou para a vida religiosa.
- Jesus Cristo: Buscou ensinar aos homens sobre o amor e respeito ao próximo, sendo exemplo vivo de sua doutrina. Por seus ensinamentos consoladores, foi amado pelo povo humilde, e por sua sabedoria, despertou a inveja dos fariseus, provocadores de sua morte.



COMENTÁRIOS: os heróis são homens que nos cativam pela sua bondade e coragem em se sacrificar pelo próximo. Sejam imaginários, sejam reais, eles sempre são pessoas que sofrem, mas que sempre escolhem suportar as dificuldades pelo bem do outro.
Por outro lado, por serem pessoas diferentes da maioria (seja pelo pensamento ou fisicamente) sofrem preconceitos por parte da sociedade.
No dia a dia, por meio de brincadeiras, piadas e agressões agimos da mesma forma que as multidões que condenam os heróis. Faltar com respeito a nossos pais, parentes e colegas é agir da forma oposta ao que nossos heróis ensinam.
Jesus nos disse que devemos amar nosso a próximo como a nós mesmos e isso implica fazer com os outros somente aquilo que gostaríamos que fizessem a nós.
EXEMPLO: Ficamos chateados quando não somos ouvidos ou quando não prestam atenção ao que falamos. Por outro lado, ficamos conversando paralelamente, brincando, atrapalhando a aula. Se queremos ser ouvidos, devemos saber ouvir também.

3º Momento: FILME – SIMON BIRCH, O PEQUENO MILAGRE
Sinopse: Mesmo sendo o menor garoto da cidade (deficiência física), Simon Birch sabe que nasceu para realizar algo grande. Ele vive numa busca constante para descobrir seu destino, mas só se mete em confusões. O melhor amigo de Simon, o fiel Joe quer descobrir quem é o seu pai, um segredo que sua mãe não revela a ninguém. Os dois juntos vivem aventuras divertidas e algumas vezes tristes, e enfrentando altos e baixos, a amizade dos garotos vai se transformando numa ligação forte e eterna. Um filme que inspira e eleva a todos que o assistem. Bullying, humor e descobertas.

4° Momento: Prece Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário